As intervenções médicas na fertilidade transformaram a maneira como as pessoas vivenciam a parentalidade. Como clínicos podem navegar no intrincado cenário emocional criado pela reprodução assistida?
Neste episódio, Renata Viola Vives e Ana Teresa Vale exploram a complexa relação entre reprodução assistida e psicanálise, com base em seu livro “Pregnancy, Assisted Reproduction and Psychoanalysis”, publicado em inglês pela editora Routledge. Concebidas ao longo de anos de trabalho clínico e moldadas pelos encontros colaborativos promovidos pelo COWAP, o Comitê de Mulheres e Psicanálise da IPA, elas exploram como as práticas contemporâneas redefinem nossa compreensão da parentalidade, da identidade e do desejo.
Com base em sua vasta experiência, as autoras abordam as tensões históricas entre a psicanálise e as tecnologias reprodutivas e destacam a necessidade de uma abordagem diferenciada. Ao examinar o impacto emocional de procedimentos como a doação de gametas e a barriga de aluguel, eles enfatizam a importância de compreender as ansiedades e fantasias que acompanham esses tipos de jornada rumo à parentalidade.
Renata Viola Vives é psicóloga clínica e psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre e atualmente representante latino-americana da COWAP. É editora e organizadora de livros sobre parentalidade, reprodução assistida e adoção.
Ana Teresa Vale é Psicóloga Clínica e Psicanalista, membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, onde leciona no programa de formacão psicanalítica. É Diretora Adjunta da Revista Portuguesa de Psicanálise e atualmente é a representante europeia da COWAP.
Talks on Psychoanalysis, o podcast da IPA dedicado a tópicos publicados nos periódicos de sociedades da IPA e debates em congressos em todo o mundo, apresentando as vozes originais de seus autores.
Esta série de podcasts publicada pela International Psychoanalytical Association é uma das atividades do Comitê de Comunicações da IPA e é produzida pela Equipe Editorial de Podcasts da IPA, coordenada por Gaetano Pellegrini e Nicolle Zapien. Edição e a pós-produção por Massimiliano Guerrieri.
Para se manter informado sobre os últimos lançamentos de podcast, inscreva-se hoje.