logo
episode-header-image
Mar 2023
22m 32s

BC inicia reunião sobre juros sem mais i...

CNN BRASIL
About this episode
O Banco Central começa, nesta terça-feira (21), a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que irá definir a taxa de juros do país, a Selic.
A autoridade, porém, tem a mesma quantidade de informações sobre a nova regra fiscal -- um dos principais pontos de ancoragem de expectativas sobre a taxa de juros -- que quem vai aprovar a medida: ou seja, apenas um esboço do que ela pode ser.
Para preservar ao máximo a fórmula que encontrou para promover o equilíbrio das contas públicas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), segura os detalhes, porque sabe que a principal oposição a uma regra que imporá um aperto de gastos públicos vem justamente dentro de casa, principalmente do próprio PT.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro percorre a praça dos Três Poderes em Brasília, deixando pistas de confetes sobre a estratégia que quer adotar na gestão dos cofres públicos. 
O ponto mais sensível é que Haddad quer uma ferramenta para cortar gastos -- quase uma ofensa para ala política do governo.
Fica menos provável que um acordo sobre a proposta aconteça até amanhã, dia em que os diretores do Copom juntam tudo que sabem sobre a economia para decidir a taxa Selic.
Hoje, o menu do BC oferece uma pressão política fortíssima para redução dos juros, com ou sem detalhes do fiscal, e, ao mesmo tempo, a piora das expectativas de inflação para os próximos anos.
Diante da crise bancária internacional e a nova dose de incerteza que ronda as economias ricas, o BC brasileiro vai perdendo argumentos para segurar a Selic alta por mais tempo.
No episódio desta terça, o CNN Money ainda se volta ao dia de alívio nos mercados internacionais, com a percepção de que a primeira onda da crise bancária foi contida.
Apresentado por Thais Herédia, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
Up next
Mar 2023
Nova regra fiscal é recebida com alívio, preocupação e euforia pelo mercado
Com alívio, preocupação e uma boa dose de euforia, a nova regra fiscal foi recebida pelos agentes do mercado. O alívio veio pelo tempo de espera e pela dúvida sobre qual seria o pensamento econômico prevalente: o de "gasto é vida", como no mandato de Dilma Rousseff, ou o que não ... Show More
25m 28s
Mar 2023
Mercado espera apresentação de nova regra fiscal nesta quinta-feira
Começou a nascer a nova regra fiscal que vai substituir o teto de gastos. Na quarta-feira, o governo federal antecipou alguns detalhes para preparar a recepção da proposta. A primeira impressão sobre o modelo escolhido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é de que é ba ... Show More
20m 42s
Mar 2023
Governo volta atrás e aumenta juros do consignado do INSS
O governo voltou atrás, na terça-feira (28), e aumentou os juros do consignado do INSS. A confusão criada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), precisou ser desfeita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ficou com o ônus de ter que subir a taxa nov ... Show More
21m 51s
Recommended Podcasts
WW – William Waack
CNN BRASIL
No Lucro CNN
CNN BRASIL
E Tem Mais
CNN BRASIL
CNN Brasil Business
CNN BRASIL
CNN Money
CNN BRASIL
WW – William Waack
CNN BRASIL
Horário de Brasília
CNN BRASIL
À Prioli
CNN BRASIL
CNN Entre Vozes
CNN BRASIL
CNN Pelo Mundo
CNN BRASIL